Logística para o final de ano: ainda da tempo?

As semanas que antecedem o Natal e o Ano Novo são cruciais para o e-commerce! Esse é o momento em que começa a temporada de compras para presentear nas datas festivas de final de ano. Devido ao aumento das vendas, o varejo precisa planejar e estruturar bem sua logística para o final de ano!

O planejamento da logística deve englobar uma gestão de estoque eficiente, uma boa relação com os fornecedores, processos internos ágeis e bons parceiros logísticos para realizar as entregas.

O êxito nas operações logísticas impacta diretamente a geração de novas oportunidades de negócios, além de fortalecer a imagem e a credibilidade das empresas.

Ter um planejamento e uma organização logística para o final do ano é fundamental para evitar problemas que possam causar atrasos nas entregas.

Vantagens de estar com a logística para final de ano em dia:

1. Redução de gastos

Uma das maiores vantagens de ter uma gestão de logística para final de ano organizada e eficiente é a redução de custos. Isso ocorre porque a incidência de erros e de retrabalho que atrasam e encarecem os processos diminui drasticamente. Além disso, há menos desperdício como, por exemplo, danos às mercadorias ou produtos vencidos por má gestão do estoque.

Uma logística bem estruturada também evita mercadorias paradas no estoque ou falta de itens disponíveis para venda devido a um planejamento inadequado dos pedidos aos fornecedores. Assim, sobra mais verba para os lojistas investirem em outras áreas do negócio e venderem mais no final do ano.

2. Processos internos mais eficientes

Uma boa gestão de logística permite visualizar o negócio de forma holística e observar os progressos e gargalos de cada área. Dessa forma, é possível controlar melhor as atividades de todos os setores e garantir que tudo esteja fluindo. Os processos se tornam mais eficientes e as entregas, mais rápidas.

3. Entregas mais rápidas

Com uma logística mais bem estruturada, com todos os processos bem “ajustados” e fluindo maravilhosamente, é possível oferecer entregas mais rápidas e dentro do prazo de entrega. Isso é fundamental para o sucesso dos negócios, já que a concorrência é acirrada no final do ano!

4. Aumento da competitividade

Se a concorrência em períodos “normais” já é alta, imagine nas datas sazonais! Estar com a logística para o final de ano em dia e garantir entregas no prazo são uma excelente vantagem competitiva e ajuda a se destacar dos concorrentes, sobretudo em um período tão concorrido.

5. Clientes mais satisfeitos

Finalmente, o mais importante: a satisfação dos clientes! Nenhuma loja consegue prosperar se não oferecer uma experiência de compra impecável. E um frete rápido, barato e eficiente contribui muito para melhorar essa experiência!

Em um período de alta demanda como o fim do ano, há muita competição. Uma loja capaz de entregar os produtos dentro do prazo conquista o coração dos consumidores e com certeza leva vantagem!